Veja mais nesse blog:

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Vai viajar de avião e quer levar seu pet?


Planejar uma viagem internacional já é uma tarefa complicada para alguns, imagine então se precisarmos levar nosso bichinho de estimação junto?

Exigências normalmente são feitas para levarmos nossos animais em viagens, entretanto alguns países exigem exames específicos e as vezes uma quarentena prévia para o animal entrar no pais. Portanto, para não termos surpresas desagradáveis, devemos com bastante antecedência planejar e providenciar os documentos necessários de acordo com a legislação do país de destino.

A primeira exigência e a comum em todas as viagens inclusive dentro do próprio país é a caderneta de vacinação, que deve constar o comprovante (selo, lote e data) de vacinação anti-rábica (deve ter sido aplicada há mais de 20 dias e menos de um ano).

Para viajar para a Europa, ainda é exigida um exame sorológico para raiva realizado em laboratório credenciado (instituto Pasteur por exemplo ) onde o animal deve ter sido vacinado em um período de mais de 30 dias e menos de 11 meses.

Outros ainda exigem quarentena domiciliar de 90 dias após a realização deste teste sorológico que deve ser cumprida no pais de origem e, se não cumprida, o animal permanecerá em quarentena obrigatória no pais que esta recebendo o animal. Há países que ainda exigem pedigree ou atestado de origem.

Fique atento porque alguns países exigem que o atestado de saúde esteja em seu idioma!

E o microchip?

Os estados unidos ainda não exigem a implantação de microchip nos animais, mas o mesmo é exigido na Comunidade Europeia e Japão.
O microchip é uma maneira prática de identificação, segura, indolor e inviolável onde há somente um número para o animal, sendo assim uma  maneira globalizada de identificação.
Os dados do animal e do proprietário devem ser conferidos no site da fabricante do microchip, disponível no certificado do mesmo.

Um outro Certificado Zoosanitário Internacional, preenchido por um medico veterinário credenciado, deve ser obtido junto ao ministério da agricultura no próprio aeroporto de embarque. Para isso deve-se apresentar um atestado de saúde emitido pelo medico veterinário do animal, que tem validade de 72 horas, a caderneta de vacinação e documentação do microchip. Esse documento tem validade de 10 dias.

OBS: existem alguns países que não permitem a entrada de animais provindos do brasil.

Recomenda-se entrar em contato primeiramente com os consulados ou embaixadas do país de destino para se obter informações detalhadas sobre as exigências.
Não se esqueça de certificar-se a respeito da quarentena! E, para todas as documentações, agendar com antecedência!
Após isso informe-se nas companhias aéreas como proceder para embarcar o animal.
Para se ter uma ideia, animais como cães guia podem viajar a bordo com o dono na Japan Airlines por exemplo, mas não aceitam buldogues.
A Air France permite animais de até 4 kg de viajarem na cabine; Cães de 6 a 75 kg viajam no porão em caixa de transporte adequada (providenciada pelo proprietário) contada como volume de bagagem mas cães guias de qualquer peso é permitido na cabine. Raças de “cães ferozes” como pitt bulls, rottweiller e semelhantes não são permitidos pelo ministério francês.
A continental Airlines permite animais na cabine como bagagem de mão em caixa de transporte especifica desde que maiores de 2 meses de idade.
Enfim, deu para perceber que a viagem deve ser programada com meses de antecedência! Nos já enviamos e importamos vários gatos e realmente essa documentação é meio chata! Ah outra coisa! Providencie TODA a documentação exigida porque “lá fora não existe o jeitinho brasileiro” e você pode ter uma grande decepção.
Fora isso boas férias! E boa viagem!!



Abaixo eu disponibilizei alguns links que pesquisei para escrever este artigo.



OBS: ate a data deste artigo o intituo suspendeu temporariamente a realização do exame, entretanto no site há um link para relação de laboratórios autorizados.

Serviço de quarentena animal:


Sobre os Bulldogues no Japão: 


Aeroportos:


Companhias aéreas:




Por Vanessa Zimbres
Médica Veterinária com Especialização em Clínica de Felinos
Clínica Veterinária Bicho é Gente Boa / Itu - SP
CRMV/SP 19.672