Veja mais nesse blog:

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Enriquecimento ambiental: Seu gato pode ser feliz dentro de casa!!!



Olá Pessoal, acredito que ficaram curiosos no último post sobre como manter sua casa mais interessante para seus gatos! Vamos aproveitar então para falar sobre esse conceito e dar preciosas dicas!

O que é Enriquecimento Ambiental?

Por definição o enriquecimento ambiental (EA) é a adição de fatores novos ao ambiente aonde o gato vive (casa, quintal ou apartamento) com o objetivo de promover distração e bem estar a esses animais levando a uma maior qualidade de vida. 

Não é incomum recebermos reclamações de proprietários de que o gato está urinando em local inapropriado, arranhando os móveis da casa, miando excessivamente, pedindo para sair, brigando com outros gatos entre outros. Mas, até que ponto esses fatores são alterações de comportamento ou apenas o comportamento natural da espécie?

É obvio que urinar fora da caixa de areia não é um comportamento normal pois, sabemos que os gatos são extremamente criteriosos com a sua higiene; Então, o que nos resta saber é se ele está fazendo isso devido a uma infecção urinária ou ao uso de um granulado sanitário inadequado, a uma caixa de areia pequena, suja, mal localizada, ou até mesmo a falta de uma???

Em grande parte dos casos a culpa por esses comportamentos indesejáveis não é do gato e sim do ambiente inadequado o qual ele esta vivendo.
E o que é pior, alguns proprietários, por não saber lidar com esse comportamento, acabam se desfazendo dos seus animais por se tornar impossível a convivência.

A boa noticia é que resolver esse problema pode ser mais fácil do que se imagina! Basta entendermos qual é o comportamento normal da espécie, do que o gato precisa e oferecermos isso a ele!

A primeira coisa que devemos ter em mente é que o gato vive conosco em uma relação de parceria. O gato não foi domesticado como o cão e nem justifica compararmos essas duas espécies! Gato não é cão assim como cavalo não é coelho!  Portanto, para se dar bem com um gato você tem que saber que tem um pequeno felino semi domesticado em casa! 

O gato ainda está passando por esse processo de domesticação e mantém instintos e características selvagens que os permite viver, e muito bem, independente dos nossos cuidados!

Portanto, devemos fornecer ao ambiente do gato, estímulos que vão distraí-lo, promovendo atividades, melhorando a qualidade de vida e prevenindo–o de desenvolver comportamentos indesejáveis. Esse manejo é que vai permitir que o gato manifeste o comportamento normal da espécie sem causar transtornos domésticos. Assim você vai ter um gato mais feliz!
 É disso que o EA se trata!

E como aplicar o EA?

Primeiramente delimitar uma área para alimentação, outra para brincadeiras e descanso e outra para eliminação (banheiro). Assim como nós, o gato não gosta de comer ou dormir em um local que cheire a fezes e urina.

É importante ter uma caixa de areia para cada gato e mais uma sobressalente. O objetivo disso é não sobrecarregar uma caixa de areia com os dejetos de vários gatos. Assim, com uma caixa limpa diminuem as chances de o gato ir fazer xixi em outro lugar. Afinal você gosta de usar um banheiro sujo? O gato também não!

Gatos precisam caçar!

Felinos são caçadores por natureza, e não somente para se alimentar. 
Então devemos estimular nossos gatos com brinquedos que simulem uma caça que, além de distraí-los, é uma maneira de fazermos com que eles se exercitem!

Para isso existem diversos brinquedos no mercado como ratinhos de corda, bolinhas com guizo, penas, briquedos interativos que emitam sons, luzes, vibram, brinquedos com cat nip. Além disso também temos aqueles brinquedos que colocamos ração que se solta aos poucos ou comedouros que com uma certa dificuldade em apreender o alimento. Ao mesmo tempo que ele se alimenta ele brinca, da mesma forma que faz com a caça.


Assim como as crianças enjoam de brinquedos, são espere que seu gato brinque com o mesmo brinquedo a vida toda! Existem gatos que vão gostar mais de bolinhas com guizo e outros que vão gostar de bolinhas com penas e outros bolinhas de papel. É importante variar as brincadeiras para os estimularmos de maneiras diferentes!

Dificilmente um gato vai resistir a uma varinha com um brinquedo se mexendo na ponta! Essa é uma atividade que, além de distrair os felinos nos aproxima deles!

 


Afiar as unhas
 
Os gatos também tem a necessidade de afiar suas unhas. Esse é um comportamento natural da espécie. Serve tanto para afiar suas unhas como para demarcar seu território. Portanto, se o seu gatinho não tem um arranhador é muito provável que ele procure algum móvel para fazer isso!

Um arranhador deveria ser parte da decoração de uma casa com gatos!

Ofereça um arranhador para seu gato, ou dois, ou vários, dependendo do ambiente onde ele fica! Não são todos os gatos que vão usá-lo prontamente mas a grande maioria vai. Basta você saber estimular isso e para tal existem atrativos e ferormônios que ajudam nesse processo.





Áreas de visão

Outro fator comum ao comportamento felino é gostar de lugares altos e tocas. Sempre que eles podem eles sobem em algum armário ou prateleira e dormem em cima. O gato gosta e se sente bem observando as coisas por cima e principalmente relaxam bem mais quando dormem nesses lugares. Que tal associar o lugar alto com arranhador? Quão difícil é colocar uma prateleira para seu gato observar as coisas e dormir?

O ambiente do gato não precisa ser grande, mas deve ser bem aproveitado!

E por fim as janelas!  Uma janela segura e com tela é um excelente estímulo visual, auditivo e olfativo para um gato! Se a janela não tiver um parapeito adequado, encoste um móvel próximo para que o seu gato deite e observe o lado externo.

O objetivo disso é não deixarmos nossos gatos saírem na rua por motivos que já citei no post anterior e idéias é o que não faltam para distrairmos nossos gatinhos em casa!

Como fazemos o enriquecimento ambiental na nossa clinica:
Telas em todas as janelas
Brinquedos e arranhadores
Arranhadores no hotel























Tocas no hotel



Mais arranhadores



































Brinquedos interativos:

Onde encontrar?
 
Todos os itens citados no texto estão disponíveis em pet shops especializados. A Gato é Gente Boa é uma clínica especializada no atendimento de gatos, e aqui voce encontra todos esses brinquedos e maior maior variedade de itens exclusivos para gatos para ajudar você a manter seu gatinho seguro e feliz, dentro de casa!

Até a próxima!
 
Por: Dra. Vanessa Zimbres
CRMV/SP 19.672
Médica Veterinária Especializada em Gatos.
Clinica Veterinária Bicho é Gente Boa  (Itu/ SP) 
www.bichoegenteboa.com.br






quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Lugar de gato é dentro de casa! Saiba porque!




Um assunto polêmico que vale a pena ser discutido! 
Muitos proprietarios simplesmente discordam por achar que o animal deve ser livre mas ainda não entendem os riscos a que são submetidos. Vamos então esclarecer o porquê de pensarmos dessa maneira!

Em muitas das minhas consultas me deparo com proprietários que deixam seus gatos terem acesso livre a rua e o pior é que geralmente o motivo dessas consultas são devido a problemas ocorridos nessas “saidinhas”.
Vivo dizendo que o gato tem metade do tempo de domesticação se comparado ao cão (de 6.000 anos pra cá), que são independentes e perpetuam características de seus ancestrais selvagens; Entretanto uma vez que estamos domesticando os felinos, eles estão sendo expostos a riscos que não existiam antes.

Ao sair de casa o gato está susceptível a adquirir infecções virais, que até o momento não existe cura, como a aids e leucemia felina. Essas doenças podem ser transmitidas de um gato para outro através de arranhões e mordeduras. Existem também inúmeras outras doenças que o gato pode adquirir em brigas, contraindo pulgas ou mesmo em matéria orgânica como as micoses profundas, que apesar de existir tratamento, muitas vezes é de difícil cura.

Além disso, quando dizemos que o gato deve ficar dentro de casa estamos falando de riscos de atropelamento, envenenamento, maus tratos e outras atrocidades que, na nossa sociedade de mentalidade ainda medieval, acredita que o gato traz mau agouro, azar etc. Não é preciso aprofundar nesse assunto e nem citar exemplos do que ainda se fazem com os gatos nos dias de hoje. Meu objetivo aqui é orientar sobre os riscos corre saindo á não ficar expondo cenas de horror para chocá-los e convencê-los da minha opinião.

Já que estamos falando em domesticação, devemos ter em mente que o gato ainda está passando por esse processo. Para ele não há diferença entre dormir em casa, na nossa cama ou sofá, e entrar em uma casa vizinha e fazer o mesmo! Para o gato é fácil o acesso a uma casa qualquer e o que ele está acostumado a fazer dentro da nossa ele fará em outra. Então, imagine o que acontece se nessa casa o dono não gostar de gatos???

Na nossa medíocre sociedade as pessoas se acham no direito de maltratar gatos porque eles “invadem” as suas casas; Se acham no direito de envenenar um gato ou apreender e “soltar longe” só porque o gato entrou dentro de sua residência. Os argumentos são os mais absurdos e desprezíveis como: “Coloquei o veneno no meu quintal quem mandou o gato entrar” ou “Faço o que quiser dentro da minha casa”, “Ele veio pegar meus passarinhos” e finalmente: “O dono que deveria tê-lo prendido em casa”. Pergunto então: fariam o mesmo com um cão? Os cães são envenenados com a mesma frequência que os gatos? Tenho certeza que não!

Não há duvidas que o melhor para o gato, ou qualquer outro animal, é ter uma vida livre para sair, passear e voltar para casa ileso mas, da mesma forma que prendemos nossos cães, devemos também prender nossos gatos! Principalmente gatos que estão os mais vulneráveis a maus tratos.
“Mas o gato é independente e deveria ter vida livre!”  Concordo! Mas só se você tiver bons vizinhos ou morar em um local onde não haja trânsito!

Vamos a mais uma diferença entre cães e gatos (não que deveríamos trata-los como semelhantes):
Já viu um gato atravessando a rua? Ele praticamente foca no outro lado da rua e dispara sem olhar para os lados! Existem cães que até esperam o semáforo fechar para atravessar!
Justamente por esse processo de domesticação você não vai ver um gato parado na calçada esperando diminuir o trânsito para atravessar a rua e pior: Se ele fizesse isso correria, mais ainda, o risco de ser mirado por um carro propositalmente para acertá-lo!

Portanto pessoal é possível sim manter um gato dentro de casa e com qualidade de vida! Para isso existem diversos brinquedos, arranhadores e brincadeiras que além de distrai-lo vai aproximá-lo ainda mais de você!
É normal que o gato durma 16 horas por dia ou até mais! O gato é um caçador por natureza, ele poupa suas energias para a hora da caça. Portanto, se não está dormindo está caçando e como nossos gatinhos domésticos não precisam caçar eles vão dormir! Cabe a você estimulá-lo com brincadeiras que mimetizem uma caça.

Sei que esse é um assunto polêmico e gera discussões, estou expressando minha opinião como veterinária e dona de gatos. Já pensei que seria melhor deixar o gato dar suas “saidinhas” até que perdi o meu. Existem aquelas pessoas que acham que vale mais a pena uma curta vida de liberdade que uma longa em cativeiro.
Eu acho que vale mais uma longa vida com qualidade! E é sobre essa qualidade que vamos voltar a falar!

Por isso no próximo artigo vou falar sobre enriquecimento ambiental. Você sabe o que é?
Pra adiantar um pouco o assunto, e de forma bem resumida, o enriquecimento ambiental é a adição de fatores que vai promover ao gato atividades que o levam ao bem estar seja físico, comportamental ou fisiológico. Resumindo é o que podemos mudar ou adicionar em nossa casa para torná-la mais confortável e interessante aos felinos!

É possível sim ter gatos felizes dentro de casa!
Até a próxima!

Por: Dra. Vanessa Zimbres
CRMV/SP 19.672
Médica Veterinária Especializada em Gatos.
Clinica Veterinária Gato é Gente Boa  (Itu/ SP)