Veja mais nesse blog:

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Asma felina



Também conhecida como bronquite alérgica felina, é uma doença decorrente da inflamação crônica e persistente das vias aéreas dos gatos. 

A causa muitas vezes é desconhecida mas acredita-se que essa inflamação seja decorrente de antígenos ou alérgenos (acaro, poeira, fumaça, etc.) que estimulam a resposta imune do animal. Isso causa alteração no parênquima respiratório, como por exemplo proliferação do epitélio das vias aéreas e hiperplasia das glândulas produtoras de muco, ou seja há uma diminuição do diâmetro das vias aéreas e obstrução pela produção maior de secreção, resultando em dificuldade na respiração.

Os animais afetados são de jovens a meia idade e, geralmente no momento do diagnóstico, apresentam boa saúde. Os siameses e seus descendentes são os mais susceptíveis a desenvolverem asma.

E quem são os mestiços de siameses?
Os animais mais comuns na nossa rotina:
Os "negrinhos e frajolinhas".

Os sinais clínicos da asma são tosse crônica, ruídos e respiração forçada principalmente na expiração, quadro característico das doenças pulmonares obstrutivas . As vezes os gatos tem engasgos que pode ser confundido pelos proprietários como engasgos por bolas de  pêlos ou corpo estranho. 
Diferente do cão, gatos cardiopatas não tossem!  Essa dificuldade em respirar leva os gatos a ficarem em uma posição característica com o pescoço esticado e boca aberta para facilitar a entrada de ar.

Para diagnosticar um gato com asma, antes devem ser descartados outras causas de tosse e ronquidão como por exemplo as pneumonias que podem ter diversas causas com diferentes tratamentos. Exames laboratoriais geralmente são necessários.

Radiografia torácica também auxilia no diagnóstico e, em casos mais complicados, broncoscopia e lavagem brônquica para cultura também pode ser realizada.

A asma é uma doença crônica pode se tornar  grave levando o animal a morte por falta de oxigenação. Animais em crise devem ser tratados como urgência. Apesar de não ter cura definitiva consegue-se um bom controle da afecção.
Além disso os animais podem adquirir infecções secundarias levando a piora clinica do animal.

O tratamento é baseado na causa e controle dos sinais clínicos com o uso de antiinflamatórios, broncodilatadores e até mesmo antibióticos se houverem complicações. O tratamento sempre deverá ser prescrito e acompanhado por um médico veterinário, pois os fármacos comumente usados na asma felina nunca devem ser retirados abruptamente tendo-se que respeitar uma desmama de tais medicações.




Animais com asma de causa alérgica que não pode ser identificada e necessitam do uso de medicação contínua poder usufruir do uso de bombinhas inalatórias, que apresentam ótimo efeito sem complicações colaterais. Hoje, na clínica, temos diversos pacientes que fazem o uso da bombinha de inalação. O proprietário pode achar que vai ser impossível usá-la mas a maioria dos animais se adaptam devido a rápida melhora da respiração.

Portanto se você tem um gatinho que se engasga e espirra frequentemente procure um médico veterinário para acompanhamento e prevenção desde já, evitando-se complicações e tendo suporte imediato em casos de urgência.

As informações contidas neste artigo são apenas para esclarecimento do proprietário não substituindo de modo algum o exame clinico veterinário; Caso detecte algum destes sinais em seu gato não hesite em consultá-lo.
Nós da Clinica Veterinária Gato é Gente Boa somos especialistas no atendimento de gatos e estamos a disposição para o esclarecimento de dúvidas.


Por: Dra. Vanessa Zimbres
CRMV/SP 19.672
Médica Veterinária Especializada em Gatos.
Clinica Veterinária Gato é Gente Boa  (Itu/ SP) 



Fonte: August, J.R; in: Consultations in Feline Internal Medicine. Cap 39.; pag.361 - 367.(2006)