Veja mais nesse blog:

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Ração seca ou úmida? Ou as duas?



Um questionamento comum entre os proprietários de gatos é: Qual é o melhor tipo de alimento para meu gato?


Nutricionalmente falando ambos alimentos, tanto o seco quanto o úmido, são completos para os gatos diferenciando obviamente na quantidade de água presente entre eles.


Mas acho importante lembrarmos quem é o gato?


Os gatos se originaram no deserto, ingerem pouca água, “aprenderam” a concentrar a urina e são carnívoros estritos, portanto carboidratos tem pouco valor nutricional para os gatos.


Gatos precisam de carne!


Quando falamos em carne não estamos falando de músculo somente. O mais importante na alimentação do gato são as vísceras, onde estão os aminoácidos e a água que o gato precisa.


Mas nós domesticamos os gatos, e muitos proprietários acham mais conveniente alimentá-los com ração seca deixando-a disponível para o animal o dia todo. Entretanto as rações secas contém mais carboidratos e proteína vegetal, o que não faz parte da dieta do carnívoro.


As rações secas contém em média de 30% a 40% de carboidratos o que pré dispõe a ganho de peso e diabetes. As rações úmidas, por outro lado, tem alta concentração de proteína animal e em média 80% de água, mais próximo a dieta natural do carnívoro. Resumindo, ao contrário do que muitos pensam, a dieta úmida é menos calórica que a seca.


E finalmente vamos falar dos problemas urinários:


O gato, que toma pouca água vai concentrar muito mais a urina. Em uma urina com cristais, quanto maior a concentração, maior são as chances desses cristais se juntarem e formar os cálculos urinários.


A cristalúria (presença de cristais na urina) está intimamente ligada a alimentação do animal, portanto a alimentação do gato deve estar mais próxima a fisiológica que é a mais parecida com a sua presa natural (pássaros, ratos).


Portanto não tem problema algum vc oferecer alimento úmido para gatos, assim vamos promover uma urina mais diluída que reduz o risco de problemas urinários.


Mas, é importante atentar-se que tanto o tipo de alimento quanto a quantidade da alimentação que oferecemos aos nossos bichanos deve estar de acordo com a sua idade, sexo, estilo de vida e saúde!


E pra finalizar, consulte sempre um veterinário especializado em gatos para tirar suas duvidas em relação a alimentação do seu animal e os possíveis problemas de saúde que estão ligados a alimentação!




As informações contidas neste artigo são apenas para esclarecimento do proprietário não substituindo de modo algum o exame clinico veterinário; Caso detecte algum destes sinais em seu gato não hesite em consultá-lo.

Nós da Clinica de Medicina Felina Gato é Gente Boa somos especialistas no atendimento de gatos e estamos a disposição para o esclarecimento de dúvidas.








Por: M.V. Vanessa Zimbres
CRMV/SP 19.672
Graduada pela Universidade Federal de Uberlândia/MG em 2005.
Especialização em Medicina Felina pela Anclivepa/SP - Universidade Anhembi Morumbi em 2009
Especialização em Medicina Felina pelo Instituto Qualittas / SP - Universidade Castelo Branco em 2015
Sócia proprietária da Clinica de Medicina Felina Gato é Gente Boa em Itu/SP


Fonte imagens: Getty Images