Veja mais nesse blog:

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Zoonoses Felinas: Será o Gato o vilão?

Zoonoses são chamadas as doenças que podem ser transmitidas entre animais e pessoas.
Existem algumas zoonoses que podem ser transmissíveis dos gatos ao homem e a seguir, vamos listar algumas doenças que o gato pode transmitir para as pessoas.

Mas atenção! Antes de pensarmos que o gato transmite doenças, ele primeiro deve estar doente ou ser um portador! Cuidados básicos com seu gatinho vão evitar, e prevenir, que ele contraia doenças que possam ser transmissíveis a nós! Por isso o acompanhamento e orientação de um Médico Veterinário é muito importante para manter seu gato saudável!

Gatos são animais limpos por natureza, e embora não sejam comuns, algumas doenças podem ser transmitidas de gatos doentes para as pessoas.  O nosso objetivo é educar o proprietário do gato sobre as principais zoonoses e ensiná-los como tomar precauções para evitar que o gato contraia alguma dessas doenças e como elas podem ser transmissíveis ao homem.

Felizmente, a maioria das zoonoses em gatos são raras. Embora existam mitos diversos sobre o risco de doenças, a maioria delas se espalha por ignorância e desinformação. Na realidade, muitas pessoas ficam doentes a cada ano de infecções transmitidas por alimentos do que pelo contato com animais.

Praticas comuns de boa higiene, incluindo a manipulação cuidadosa da caixa de areia e tratamento preventivo contra pulgas e parasitas nos animais, reduzem significativamente a possibilidade de transmissão de doenças para humanos.

Algumas importantes zoonoses felinas são:


Micoses:

A micose (dermatofitose) é uma das zoonoses mais comuns transmitidas dos gatos aos homens. Sempre que houver uma lesão de pele em um gato, a mesma deve ser verificada cuidadosamente pelo médico veterinário e tratada adequadamente para evitar que o problema se espalhe para outros animais e para o ambiente. Gatos “persas” ou os de pêlos longos podem desenvolver mais facilmente esses problemas. Caso apareçam lesões cutâneas após o contato com gatos, que estejam também com doença de pele, você deve consultar imediatamente um dermatologista. A dermatofitose em gatos, quando tratada e manejada adequadamente apresenta ótimos resultados e cura.

Verminoses intestinais:

Muito raramente os humanos podem ser infectados com uma “lombriga” (Toxocara cati) ou uma Taenia (Dipylidium caninum). Essas infecções são muito mais comuns de cães para humanos do que gatos e se dá pela ingestão de ovos do parasita presentes nas fezes do animal (contaminação oro-fecal). Portanto, o uso regular de vermífugos protege seu gato da infecção e da transmissão. Seu médico veterinário irá indicar o protocolo mais adequado de desvermifugação do seu gato frente as necessidades e estilo de vida dele.

Pulgas:


 As pulgas não podem viver em seres humanos, mas sua picada pode causar alergias e irritação de pele. Atualmente existem diversos tipos de antipulgas a ser usados no ambiente e nos animais. Portanto, se o gato recebe regularmente tratamento profilático contra pulgas, isso não será um problema. Seu veterinário irá lhe indicar o melhor protocolo de prevenção de ectoparasitas de acordo com o ambiente em que ele vive.


Toxoplasmose:
O Toxoplasma gondii é um parasita que infecta o gato e vários outros mamíferos, inclusive o homem. É principalmente uma preocupação para as mulheres grávidas que, se contaminadas durante a gestação, pode haver danos ao feto em desenvolvimento. A maioria das infecções humanas vem da má higiene em manipular carnes (contaminadas) cruas ou ingerir carne (contaminada) mal cozida. O gato, que também esteja contaminado, por um curto período pode lançar ovos nas fezes. Essas fezes devem permanecer por mais um período na caixa de areia para se tornarem infectantes e a contaminação humana vem da ingestão desses cistos nas fezes (Oro-fecal). Para evitar isso se recomenda que a caixa de areia seja limpa diariamente e que cuidados básicos de higiene sejam seguidos como lavar as mãos após a manipulação da areia. O gato somente se contamina se ingerir carne crua contaminada. A toxoplasmose não é transmitida ao homem pela saliva, nem arranhões, nem mordedura e nem através dos pêlos!

Doença por mordedura de gatos:


Bactérias presentes na boca dos gatos, em particular a Pasteurella multocida, podem causar uma infecção que leva a dor e inchaço e pode até mesmo formar abscesso. Qualquer mordida deve ser lavada imediatamente com água e sabonete e se ainda assim houver uma grande inflamação local o medico deverá ser consultado.  Lembrando que não é só o gato que tem bactéria na boca não é mesmo?  


Doença da arranhadura do gato

Essa é uma doença rara caracterizada por inchaço dos gânglios linfáticos. A bactéria principal causadora dessa doença é a Bartonella henselae e pode ser transmitida por arranhões ou mordidas de gatos contaminados. Os gatos contraem essa bactéria através de pulgas, portanto mantendo seu gato livre desses parasitas, seu gato estará protegido da doença.


Esporiotricose:
A esporiotricose é causada por um fungo (Sporothrix schenckii) encontrado comumente no solo. O gato se contamina principalmente ao arranhar o solo quando enterra as suas fezes ou através de arranhões de gatos contaminados. A transmissão ao homem pode se dar através de arranhões de gatos contaminados ou do contato da pele lesionada com as feridas de gatos doentes. Aqui na nossa região (Itu) a doença não tem sido comumente diagnosticada, no entanto qualquer ferida nodular e ulcerada em gatos deve ser investigada. Seu veterinário saberá como proceder ao diagnosticar.

Leptospirose:
Os gatos são naturalmente resistentes a leptospirose. Podem até contrair a bactéria mas a infecção não é comum. Afinal de contas a leptospirose é transmitida pela urina do rato, e o rato não faz parte da dieta do gato? Se eles não fossem resistentes não haveriam mais gatos! Para nosso conhecimento, nunca foi relatado casos de transmissão de leptospirose de gatos para humanos!

Leishmaniose
A Leishmaniose felina é menos conhecida e relatada que em cães e humanos. Tradicionalmente os gatos eram considerados hospedeiros acidentais e resistentes à doença, mas ainda não há informação disponível sobre o risco do gato como reservatório da mesma. Apesar de rara nos felinos, casos esporádicos da doença já foram relatados em gatos de áreas endêmicas, especialmente gatos com doenças imunossupressoras concomitantes (como FIV e FeLV). Os gatos podem se contaminar da mesma forma que os humanos e os cães. Além disso, a leishmaniose não é transmitida diretamente pelos animais, somente através da picada do mosquito hospedeiro.



Raiva:
A raiva é uma doença viral invariavelmente fatal que pode ser transmitida de animais contaminados para o homem. O gato é mais comumente infectado que o cão devido aos seus hábitos de caça. A raiva é uma doença transmitida entre mamíferos. Na nossa região (Itu) o gato pode se contaminar em brigas com gambás ou caçando morcegos que estejam contaminados, mas ainda assim não existem relatos recentes. É importante manter os gatos com a vacinação em dia e esta é eficaz em prevenir a doença. Caso o estado de vacinação do animal não seja conhecido, a pessoa que levar uma mordida deverá manter o animal em observação por 10 dias e somente após passado esse período, e o gato se manter saudável, é que ele poderá ser vacinado.  Portanto, mantendo o seu gato com a vacinação em dia, ele estará protegido da doença


E sobre a Aids Felina e Leucemia Viral Felina?: Não são Zoonoses! Essas doenças são transmitidas apenas entre felinos! Portanto não passa para cães e nem humanos!

Consulte seu veterinário para maiores informações!

Aqui na Clinica de Medicina Felina Gato é Gente Boa você tem acesso a todas essas informações impressas em um dos nossos diversos informativos.
Nossos clientes estão sempre bem informados!

A clínica fica no endereço: Rua Capitão Silvio Fleming, 583 - Vila Nova - Itu/SP
Nosso telefone é (11) 2429-3818


Acesse nosso site