Veja mais nesse blog:

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Cuidando de gatinhos:



Alimentando um gatinho:
Os gatinhos necessitam do dobro de energia e nutrientes que um gato adulto. Mesmo que seu gatinho aos 6 meses aparente ter crescido totalmente isso não significa que seu desenvolvimento tenha se completado.
Devido a pequena boca, dentes e estomago, ingerem uma menor quantidade de alimento por vez o que os leva a fazer diversas pequenas porções ao longo do dia. Além disso e dieta deve ser específica para a espécie felina, de acordo com a fase de crescimento e as vezes até raça dos gatos.
Gatos são carnívoros estritos, ou seja, o organismo necessita de aminoácidos encontrados somente em proteínas de origem animal.
Vamos falar um pouco dessas necessidades especificas:
Ácidos Graxos:
São os principais constituintes das gorduras. O fígado e outros tecidos podem sintetizar os ácidos graxos necessários ao metabolismo celular, entretanto existem 2 ácidos graxos não sintetizados pelo gato que são o ácido linoléico e o ácido araquidônico.  Estes somente são encontrados nos tecidos animais, portanto a necessidade de fonte de carne na dieta do gato. Uma carência em acido araquidônico acarreta distúrbios reprodutivos e de coagulação.
Aminoácidos:
Além dos nove aminoácidos necessários na alimentação dos animais, os gatos necessitam de mais dois em particular: A Arginina e a Taurina. Os aminoácidos são encontrados em fonte protéica de origem animal.
Arginina: Uma carência leva a alteração no ciclo da uréia, levando ao acúmulo desta no sangue e sérias conseqüências que podem chegar até a morte.
Taurina: está envolvida em múltiplas funções no organismo como visão, reprodução, formação de ácidos biliares e contração cardíaca, além de sua ação antioxidante. A síntese deste aa pelos gatos é insuficiente para cobrir sua necessidades fisiológicas. Uma carência em taurina pode levar o gato a cegueira e insuficiência cardíaca.
Vitamina A : Gatos não convertem o beta-caroteno, presente nas plantas, em vitamina A, necessitando dela pré-formada em sua dieta. Na prática, significa que cenoura cozida, para gatos, não tem valor nutritivo!

Niacina: Gatos não convertem o aminoácido triptofano em niacina, uma vitamina do complexo B. Suas necessidades de niacina são 4 vezes maiores que a dos cães. Sua deficiência causa perda de peso e apetite e úlceras na cavidade oral e língua.

O que não oferecer a seu gatinho:
Alimentos para cães nunca! E evitar alimentos humanos e sobras, porque ao oferecer sobras durante as refeições familiares, estará se habituando o animal a solicitar e roubar alimentos da mesa.

Para se ter uma idéia, por exemplo, o leite de vaca não pode ser totalmente digerido pelo gato o que pode levar a diarréia e em casos mais graves inflamação intestinal.
Chocolate pode ser toxico para os animais
Cebolas contém agentes oxidantes que causam danos a hemácias dos felinos e levam a anemia podendo causar morte. E por ai adiante...
Quando passar para alimento de adulto?
Em média um gato se torna adulto aos 12 meses de vida. A troca da ração deve ser feita de forma gradual. Não se deve variar a alimentação do gato. Eles devem, de preferência, comer sempre da mesma ração. O que pode ser suplementado na dieta do gato são os alimentos úmidos, que é uma fonte de água para os gatos.

Ao chegar em casa:
Seu gatinho precisara de alguns itens indispensáveis como:
·         Um lugar onde ele se sinta seguro para dormir, com uma caminha, cobertor ou até mesmo uma caixinha de papelão. Os gatos gostam de se esconderem e de lugares altos.
·         Potes de água e ração. É importante que a água esteja sempre fresca. Os gatos em geral gostam de vasilhas de água grandes e não costumam dividir as vasilhas com cães. Outros gatinhos costumam beber água da torneira. Neste caso indica-se adquirir um bebedouro em forma de fonte para esses gatinho para preveni-los de problemas renais futuros.
·         Caixa de areia: existem vários tipos de areias, descubra qual o seu gatinho se adapta melhor e mantenha-a sempre limpa.
·         Brinquedos, assim como crianças, ofereça brinquedos específicos para gatos para evitar acidentes. Não de bolas de lã ou qualquer brinquedo que tenha fios, linhas e barbantes o qual o animal possa engolir.
·         Caixa de transporte: Indispensável; é muito arriscado sair com seu gatinho solto dentro do carro ou ir ate um veterinário carregando-o somente no colo. Alguns gatinhos não gostam de sair de casa e ficam apavorados, podendo causar acidentes.
·         Rasqueadeiras, no caso de gatinhos de pêlo longo. Gatos não gostam de banho então, escovando-os freqüentemente, diminui-se a necessidade de banhar seu bichano.
·         Arranhadores: para evitar que destruam a mobília. Existem arranhadores inclusive com tocas onde o animal pode se esconder, dormir, brincar ...
·         Ração seca e úmida de acordo com a idade, estado de saúde  e estilo de vida do animal.
·         Identificação: seja por microchips, tatuagem (legível) ou mesmo placas de identificação. No caso das placas é muito importante que sejam usadas coleiras próprias para gatos, ou seja, feita totalmente em elástico ou com uma parte de elástico para evitar que o animal se enrosque e venha a se enforcar. Pergunte a seu veterinário qual é a melhor forma de identificar seu animal.

Apresentando o gatinho as crianças:
Diferentemente de um gato adulto, um gatinho não sabe como evitar as crianças quando não quer ser perturbado. Por isso explique as crianças que um gatinho não é brinquedo! São animais muito sensíveis e precisam de muitas horas de sono, portanto é absolutamente proibido acordar um gatinho para brincar. Um gato incomodado pode arranhar e morder as crianças. Respeite as horas do seu gatinho.
Ensine as crianças como segurar o gatinho de maneira correta, sem apertar e nem pegá-lo somente pelos membros, não puxar o rabo e tendo cuidado para não derrubá-los no chão. Além disso,  gatos ao contrario dos cães quando mechem o rabo excessivamente é porque estão nervosos e não brincando assim como é aconselhável deixar o animal em paz caso, durante as brincadeiras ,ele coloquem as orelhas para traz e bufe .
Se for apresentar o gato a um cão, fique junto, segure o gato tomando muito cuidado com a unha e mostre ao cão que o gato é novo membro da família, os cães geralmente querem somente cheirar o novo animal. Não forcem esse encontro, é normal que o gatinho se arrepie todo e bufe para o cão, mas eles se entenderão desde que seja respeitado o espaço um do outro. Cuidado para que o cão não machuque o gatinho em brincadeiras e o gatinho não arranhe os olhos do cão.

Apresentando o gatinho para outro gato:

Coloque o novo gatinho em um quarto separado nos primeiros dias e lá deixe que ele se sinta protegido colocando a caixinha de transporte ou a caminha para ele se esconder. Os outros animais da casa sentirão o cheiro do novo gatinho neste período mesmo que somente por baixo da porta. Um gato adulto pode ficar bravo ao sentir o cheiro do novo animal; Durante esse período dê bastante atenção aos animais que já moravam em casa para evitar ciúmes e disputa por território. Aos poucos deixe o gatinho explorar a nova casa. Quando ele já se sentir a vontade ai já é hora de apresentá-lo aos novos gatos da casa. Gatos adultos podem estranhar filhotes, ficam bravos com eles nos primeiros dias, mas em geral acabam tolerando. Muitas vezes o novo gatinho tem mais energia para brincadeiras que um gato adulto e este pode não gostar de brincadeiras e fugir para dormir em outro lugar. Neste caso é melhor separar o gatinho do gato adulto para não aborrecer o animal que já estava em casa.

Supervisione o encontro, eles provavelmente se cheirarão, o gatinho poderá se arrepiar todo enquanto o gato mais velho após cheirar o filhote vai bufar para ele ou mesmo dar um tapa. Não castigue o gato, ele esta mostrando ao novo morador quem é que manda, enquanto isso separe os animais novamente e aos poucos vá deixando eles se encontrarem.

É muito importante que cada gato tenha seu pote de comida, de água, sua cama e sua caixa de areia. Mesmo que compartilhem os acessórios é muito importante que no inicio cada um tenha o seu para evitar disputas.

Outro fato importante é respeitar o território de cada um, por exemplo se o seu gato gosta de deitar no sofá, não deixe que o recém chegado deite nele,  gatos são territorialistas e odeiam dividir espaço com outro animal mesmo que sendo outro gato!

Não force o encontro entre os gatos, solte o gatinho aos poucos pela casa, deixe que ele reconheça o território e que o outro gato va se acostumando a ele, mas sempre sob sua supervisão.

Caso o novo gato apresente problemas de comportamento, procure orientação de um medico veterinário para ajudá-lo.

Casa a prova de gatos:
A natureza curiosa e exploratória dos gatos pode ser perigosa para eles.

Atente-se a:
 
·         Guardar medicamentos e produtos de limpeza em lugares fechados. Lembre-se que em cima do armário não resolve porque eles alcançam.
·         Feche a tampa do vaso sanitário, não há nada mais interessante do que a água fresca da privada!
·         Mantenha objetos que tenham fios, linhas e fibras fora do alcance do gatinho. Eles adoram brincar com isso, mas somente se você estiver por perto, do contrário eles podem engolir esses fios e terem obstrução intestinal com sérias conseqüências por isso.
·         Cuidado com sacolas plásticas,
·         Cuidado com as janelas seja para não caírem como para não fugirem para a rua. Caso seja necessário coloque mosquiteiros ou telas de proteção para crianças.
·         Cuidado com as portas, eles passam por nossas pernas e nem percebemos.
·         Nunca deixe seu gatinho lamber restos de latas, eles podem se ferir nas bordas.
·         Coloque venenos para ratos e baratas em local fora do alcance dos gatos e evite que eles ingiram insetos mortos por inseticidas.

Alimente seu gatinho de preferência com alimento secos e úmidos especifico para a fase de vida em questão.
Incentive-o a beber bastante água
Lhe de atenção e muito carinho, um gato é tão companheiro quanto um cão.
Se vc nunca conviveu com um gato, após conviver, nunca mais ficara sem um!

“O gato é uma chance de interiorização e sabedoria posta pelo mistério à disposição do homem."
                          Artur da Távola


Por Dra Vanessa Zimbres
CRMV/SP 19.672
Médica Veterinaria especializada no atendimento de felinos
Clinica Veterinaria Bicho é Gente Boa
Itu/SP
www.bichoegenteboa.com.br